TODOS OS HOMENS SÃO DESENHISTAS ?

 
 Carlos Silva
TODOS OS HOMENS SÃO DESENHISTAS   
“Não há nada que impeça um homem de escrever, a não ser que ele impeça a si mesmo. Se um homem quer realmente escrever, ele o fará. A rejeição e o ridículo apenas lhe darão mais força.” Estas palavras são do autor de Charles Bukowski e a meu ver também servem para ilustrar o processo de formação de um desenhista.
       O objetivo deste pequeno texto é o de descortinar um mito que ronda a figura do profissional do desenho. Este mito a que me refiro, normalmente é expresso pela surrada frase: ah, ele tem dom pra desenhar. Na verdade, caso eu consiga apenas fazer com que as pessoas reflitam sobre tal afirmação já me daria por feliz.
       Os indivíduos são formados através de suas relações com outras pessoas, enfim, com o seu meio social, suas ações são norteadas de uma forma compósita, através de tradições e comportamentos que os perseguem por gerações e gerações. Portanto, caso aceitemos que o sujeito em cima de sua prancheta não é um ser isolado do mundo (como na canção de Noel Rosa), devemos reconhecer que ele não possui a sua forma de se expressar através da caneta e do papel desde que nasceu, mas sim foi condicionado através de outros que o precederam.
       Faço questão de dizer tudo isso para defender um ponto de vista antigo, o de que todos podem ser desenhistas. Se formos, por mera curiosidade, perguntar a alguns artistas do traço como eles deram início a seus “talentos”, a grande maioria irá responder que foi copiando outros artistas. Assim, dependendo apenas de seu afinco e do estudo dos mestres, garanto que qualquer pessoa pode ser desenhista e desde já faço uma convocatória geral: humanos do mundo inteiro, rabisquem.


Compartilhar Google Plus

Autor Carlos Silva

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário